Livro selecionado: “Introdução à
Semântica – brincando com a gramática” do Linguista Rodolfo Ilari
Caracterização
geral da obra:
·
A
leitura não precisa ser linear e contínua, pode-se começar a leitura a partir
de qualquer um dos capítulos, já que não há dependência de conteúdo entre os
capítulos
·
Trata-se
de conteúdo geralmente não trabalhado em sala de aula durante o ensino da
Língua Portuguesa (em especial na área da Semântica), destinando-se
principalmente aos alunos de Letras e professores do Ensino Médio a fim de
propor atividades para os alunos de Ensino Médio.
·
A
linguagem, apesar de tratar de conteúdos bem elaborados de Semântica, como por
exemplo atos de fala, dêixis, anáfora, implícitos, conta com uma linguagem simples
e acessível para alunos de Ensino Médio.
·
O
conteúdo trabalhado é ilustrado e apresentado por materiais de conteúdo
linguístico encontráveis no cotidiano, tais como tirinhas, notícias de jornais,
propagandas, coisas que se falam no dia a dia, trechos de dicionários, letras
de músicas, etc.
Lançando
mão de um capítulo específico, como “Ambiguidades de segmentação” (capítulo
primeiro), vemos que temos a seguinte estrutura:
- Objetivos: o que se pretente
alcançar com o dado capítulo.
- Caracterização Geral: onde
encontramos a apresentação do conteúdo, sem conteúdo teórico.
- Material Linguístico: tópico onde
se fazem presentes os exemplos.
- Atividades: tópico apresentado em
formato de ‘box’, com fonte diferenciada, dando destaque ao conteúdo. Tratam-se
de atividades que podem ser realizadas em grupos, com a interação dos alunos.
- Exercícios: atividades escritas que
colaboram para a compreensão, percepção, reflexão e fixação do conteúdo
abordado no capítulo, ressaltando que há o uso de diferentes tipos de textos
para tal finalidade.
A
presença de uma linguagem acessível a um vasto público, não apenas àqueles
especialistas na área da Semântica, torna a obra de fácil consulta.
Percebe-se, então, que não se trata se um livro que oferece teorias, tampouco
um livro didático para ser trabalhado como base de uma disciplina lecionada aos
alunos de Ensino Médio, mas sim um manual que orienta o professor de Lingua
Portuguesa a passar conteúdos semânticos em suas aulas através das atividades e
exercícios propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário