Textos: - Gramática
e interação: uma proposta para o ensino de gramática (Luiz Carlos
Travaglia) (páginas 21, 22 e 23 - 9ª edição - Cortez Editora)
- Excertos dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Em Gramática e interação: uma proposta para o ensino
de gramática, Travaglia apresenta três modos de conceber linguagem e a
importância da concepção do professor para o ensino da língua materna.
O primeiro modo de concepção considera linguagem e
pensamento como elementos dependentes, tendo a linguagem como função, portanto,
de exteriorizar pensamentos; não há dependência de para quem se fala, tampouco
da situação. O segundo modo considera a
linguagem como meio de comunicação. Há uso da língua, através do uso de
signos, para troca de mensagens entre
falantes. O terceiro modo vê a linguagem como meio de interação entre falantes,
levando em conta a situação de comunicação e o contexto sócio-histórico e
ideológico.
De tal interação, pode-se observar, segundo reflexões dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, que o professor, nos ciclos iniciais
sobretudo, deve frisar o tipo de linguagem que se deve utilizar para cada
situação do uso da língua. Deve se ignorar conceitos de "certo" e
"errado" e dar ênfase ao "adequado" e
"inadequado". Deve-se, pois,
dar atenção à adequação do modo de expressão e interpretação da língua em
determinadas situações, que terão diferentes interlocutores, ocorrerão em
diferentes locais e com contextos diferentes. A expressão e a interpretação da
língua, sejam pelo modo escrito (escrita e leitura) ou pelo modo oral (fala e
escuta), devem ser, apesar dos erros esperados, provocadas no aluno.
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