sábado, 8 de novembro de 2014

Análise – Comercial das sandálias Havaianas





Encontramos, como participantes do diálogo que ocorre durante o comercial, três sujeitos: o ator brasileiro Lázaro Ramos, um vendedor de banca de praia e um homem argentino. Todos estão na banca do vendedor.
O diálogo começa quando o vendedor cumprimenta Lázaro (E aí, Lázaro?), este responde de maneira que nos permite perceber certa proximidade, intimidade e fraternidade que há entre os brasileiros meu irmão, e aí?! Beleza?!). Logo, o vendedor comenta o fato de suas sandálias serem iguais ao do conhecido ator. Nota-se, porém, que não é dita a palavra chinelo, tampouco a palavra sandália (Sua Havaianas é igual a minha), mas sim, Havaianas, o que faz do nome da marca um sinônimo para o nome do produto.
Lázaro responde que, ainda que os dois tenham sandálias iguais, o vendedor é mais feliz, já que pode, tendo a praia como local de trabalho, trabalhar todos os dias usando as sandálias. O vendedor responde exclamando: Ah isso aqui é que é escritório né?”. Partindo dessas falas, vemos a idéia de que o uso, que proporciona conforto, das típicas sandálias brasileiras e a beleza e agradabilidade de uma típica praia brasileira são fatores que elevam a felicidade de um sujeito. Há uma forte comparação do ser brasileiro e do usar/ter sandálias Havaianas.
Os dois sujeitos brasileiros, após analisarem a beleza e vantagens do Brasil, do ser brasileiro e do ter sandálias Havaianas, comentam que apesar de tudo, há problemas e dificuldades no Brasil. Entra, então, o sujeito argentino, que, em espanhol, fala que também se mostra inconformado com os tantos problemas que há no Brasil. Ainda que não se havia apresentado como cidadão argentino,  a rivalidade que há entre Brasil e Argentina (explorada pelo comercial) e principalmente o uso da língua espanhola revelam a nacionalidade deste terceiro sujeito. Apesar de Lázaro e do vendedor admitirem os problemas brasileiros, não admitem que tais problemas sejam reconhecidos por aquele que não seja do Brasil, negando, logo, as existências dos problemas e das dificuldades. Encontramos aí um nacionalismo e a idéia de que alguém de fora não teria permissão e qualificação para criticar o Brasil.
É grande, portanto, no comercial, a relação do uso de Havaianas e do patriotismo brasileiro. Havendo uma ligação entre ambos. Isso é claramente evidenciado e concluído na ultima fala, do narrador do comercial: Havaianas, o orgulho do Brasil.”. A palavra Havaianas toma o lugar da palavra patriotismo (que tem como definição amor/orgulho da pátria). Igualando essas duas palavras.

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