domingo, 9 de novembro de 2014

Atividade de Transposição Textual




Quanto mais você come, com mais fome fica...
Comer muita gordura aumenta a fome





        Serádifícil conseguir matar a fome com um hambúrguer, acompanhado de batata frita e refrigerante, típica comida de fast-food. Isso acontece porque a gordura contida nesses alimentos tira a fome, por mais que eles sejam cheios de calorias.
        O bioquímico brasileiro Marcelo Dietrich, que trabalha na Universidade Yale, nos Estados Unidos, descobriu a partir de estudos sobre dois neurônios (células do cérebro), um que dá a sensação de fome e outro que dá a sensação de barriga cheia, que o consumo de muita gordura ativa os neurônios  que fazem a gente sentir fome. 
     Juntamente com o bioquímico Diogo Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcelo estuda sobre os neurônios que provocam fome. “É um mecanismo essencial à vida”, diz ele. Segundo o bioquímico, mesmo durante o jejum, quando estamos com pouca energia, esses neurônios continuam funcionando para que nós possamos sentir fome e fornecer energia ao corpo. A experiência foi realizada em camundongos. Os bichinhos foram  divididos em dois grupos: um recebendo alimento rico em gordura e o outro, uma dieta normal. Para a surpresa dos pesquisadores, aqueles que receberam alimento mais gorduroso (e portanto mais calórico) tiveram uma quantidade maior de neurônios da fome ativados. Resultado: camundongos que comem mais gordura ficam bem mais gorduchos. Isso ocorre porque as mitocôndrias, que são as produtoras de energia dos neurônios, se fundem, ficam maiores e em menores quantidades, aumentando a atividade dos neurônios responsáveis pela sensação de fome. Em comparação, quando a gente está em jejum, as mitocôndrias se dividem, ficando menores e em maiores quantidades, diminuindo assim o efeito sobre o neurônio.
        Então da próxima vez que você estiver com aquela fome, lembre-se que aquele sanduíche de fast-food, por mais grandão que seja, só vai te dar mais fome!

Baseado no artigo “Quando comer aumenta a fome” (Maria Guimarães e Ricardo Zorzetto) – Revista Pesquisa Fapesp – Ed. 212 – Out/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário