domingo, 9 de novembro de 2014

Análise de Manual Didático



Livro selecionado: “Introdução à Semântica – brincando com a gramática” do Linguista Rodolfo Ilari

Caracterização geral da obra:

·         A leitura não precisa ser linear e contínua, pode-se começar a leitura a partir de qualquer um dos capítulos, já que não há dependência de conteúdo entre os capítulos
·         Trata-se de conteúdo geralmente não trabalhado em sala de aula durante o ensino da Língua Portuguesa (em especial na área da Semântica), destinando-se principalmente aos alunos de Letras e professores do Ensino Médio a fim de propor atividades para os alunos de Ensino Médio.
·         A linguagem, apesar de tratar de conteúdos bem elaborados de Semântica, como por exemplo atos de fala, dêixis, anáfora, implícitos, conta com uma linguagem simples e acessível para alunos de Ensino Médio.
·         O conteúdo trabalhado é ilustrado e apresentado por materiais de conteúdo linguístico encontráveis no cotidiano, tais como tirinhas, notícias de jornais, propagandas, coisas que se falam no dia a dia, trechos de dicionários, letras de músicas, etc.

            Lançando mão de um capítulo específico, como “Ambiguidades de segmentação” (capítulo primeiro), vemos que temos a seguinte estrutura:
- Objetivos: o que se pretente alcançar com o dado capítulo.
- Caracterização Geral: onde encontramos a apresentação do conteúdo, sem conteúdo teórico.
- Material Linguístico: tópico onde se fazem presentes os exemplos.
- Atividades: tópico apresentado em formato de ‘box’, com fonte diferenciada, dando destaque ao conteúdo. Tratam-se de atividades que podem ser realizadas em grupos, com a interação dos alunos.
- Exercícios: atividades escritas que colaboram para a compreensão, percepção, reflexão e fixação do conteúdo abordado no capítulo, ressaltando que há o uso de diferentes tipos de textos para tal finalidade.

            A presença de uma linguagem acessível a um vasto público, não apenas àqueles especialistas na área da Semântica, torna a obra de fácil consulta. Percebe-se, então, que não se trata se um livro que oferece teorias, tampouco um livro didático para ser trabalhado como base de uma disciplina lecionada aos alunos de Ensino Médio, mas sim um manual que orienta o professor de Lingua Portuguesa a passar conteúdos semânticos em suas aulas através das atividades e exercícios propostas.

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