sábado, 8 de novembro de 2014

Resumo: Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática (Luiz Carlos Travaglia)



Textos: - Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática (Luiz Carlos Travaglia) (páginas 21, 22 e 23 - 9ª edição - Cortez Editora)
            - Excertos dos Parâmetros Curriculares Nacionais

            Em Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática, Travaglia apresenta três modos de conceber linguagem e a importância da concepção do professor para o ensino da língua materna.
            O primeiro modo de concepção considera linguagem e pensamento como elementos dependentes, tendo a linguagem como função, portanto, de exteriorizar pensamentos; não há dependência de para quem se fala, tampouco da situação. O  segundo modo considera a linguagem como meio de comunicação. Há uso da língua, através do uso de signos,  para troca de mensagens entre falantes. O terceiro modo vê a linguagem como meio de interação entre falantes, levando em conta a situação de comunicação e o contexto sócio-histórico e ideológico.
            De tal interação, pode-se observar, segundo reflexões dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que o professor, nos ciclos iniciais sobretudo, deve frisar o tipo de linguagem que se deve utilizar para cada situação do uso da língua. Deve se ignorar conceitos de "certo" e "errado" e dar ênfase ao "adequado" e "inadequado".  Deve-se, pois, dar atenção à adequação do modo de expressão e interpretação da língua em determinadas situações, que terão diferentes interlocutores, ocorrerão em diferentes locais e com contextos diferentes. A expressão e a interpretação da língua, sejam pelo modo escrito (escrita e leitura) ou pelo modo oral (fala e escuta), devem ser, apesar dos erros esperados, provocadas no aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário